Detonados

Kirby 64 - The Cristal Shards

Por: em 14/10/2009 - 20:06
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TABELA DE CONTEDúDO

1. Introdução

2. O Jogo

3. Básicos

4. Controles, Movimentos e Outros

5. Personagens

6. Itens

7. Crystal Shards

8. Chefes

9. Informação dos Inimigos

10. Mini-Games

11. Coisas Trancadas

12. Versão História

13. Agradecimentos


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1. Introdução

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Bem vindo ao meu detonado do Kirby 64. O mais importante que é a localização
dos Crystal Shards você encontra aqui, mas ainda coloquei mais, como uma seção
dos controles e movimentos, dos poderes combinados, informação dos inimigos,
chefes, etc. Esse detonado vai te servir muito, seja a primeira vez que você
joga Kirby 64 ou não.

Desde que você não modifique meu detonado, você pode usá-lo. Você também não
pode usá-lo para ganhar dinheiro. Caso queira postá-lo no seu site, peça
permissão do autor, no caso eu, e também não esqueça que eu o fiz e por isso
você deve dar os créditos a mim senão as pessoas vão achar que você o fez e
isso não é legal. Ele foi feito para ajudar as pessoas quando elas jogarem
Kirby 64.

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2. O Jogo

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Avaliação
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Kirby é muito similar aos seus jogos anteriores, com pequenas alteraçàµes, como
a fusão dos poderes e a participação de certos personagens. Kirby é uma
pequena bola rosa que engole os seus inimigos e com isso adquire certos
poderes especiais que eles possuiam. Ele também pode se inflar e voar porque
ele é tão leve quanto um balão. Ele parece inofensivo, mas é um grande
lutador. à‰ um dos mais fortes na série Super Smash Bross.


História
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O Planeta Murmàºrio, um pequeno planeta habitado por fadas, havia um grande
cristal. Um dia, uma nuvem negra, conhecida como Dark Matter, veio para
dominar o planeta. A brava fada Ribbon percebeu o objetivo do Dark Matter e
escapou do planeta levando contigo o grande crystal. Porém, o vicioso viu a
pequena escapar e se separou para seguà­-la. Ribbon não conseguiu ir tão longe
antes da nuvem do Dark Matter a atacar. O imapcto do ataque quebrou o grande
cristal em muitos outros pequenos pedaços, que se espalharam pelos outros
planetas do universo. Ribbon, caiu no Planeta Pop, onde ela encontrou Kirby.
Como camarada que ele é, decidiu ajudar a pequena a repegar todos os pequenos
cristais. Então, a aventura começa...


Gráfico
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Embora o gráfico seja tridimencional, a aventura ocorre na forma dimencional.
O jogo é bastante colorido, e tem florzinhas, e inimigos que nem parecem
malvados. São essas coisas que fazem o jogo do Kirby parecer infantil. Eu
recomendo que o jogue porque é dificil encontrar um jogo assim, com um gráfico
tão bem feito e caprichado. Em alguns momentos do jogo você encontrará algumas
coisas no gráfico de fundo, e Kirby está na frente. Se está no fundo, Kirby
não pode ir até lá. Um exemplo é a bruxinha Keke, que aparece em algumas
fases. E também canhàµes, alguns estão no fundo, de onde atiram em você.


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3. Controles, Movimentos e Outros

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Kirby pode fazer muitas coisas. Você deverá saber fazer as coisas abaixo se
quiser jogar Kirby sem muita dificuldade.

Controles
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SETA DIREITA Vai para a direita
SETA ESQUERDA Vai para a esquerda
SETA BAIXO Abaixar, egolir, descer extremidades insólidas
SETA BAIXO Não faz nada
ANALà“GICO Não é usado
A Pule, voa, nada
B Suga, cospe, usa poder
R Segura objetos engolidos
L Segura objetos engolidos
START Pausa o jogo
BOTà•ES C Segura objetos engolidos


Correndo
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Pressione a seta esquerda ou direita duas vezes para fazer o Kirby correr. à‰
possà­vel correr também quando estiver simplesmente andando.


Voando
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Pule pressionando o botão "A". No ar, pressione o botão "A" de novo para Kirby
se inflar. Dali pra frente, qualquer vez que você apertar o botão "A" Kirby
vai subir um pouco no ar. Pressionando o botão "B" enquanto inflado, Kirby
solta o ar na sua frente. Esse golpe é capaz de matar muitos inimigos. Essa
habilidade de voar do Kirby é ótima para alcançar plataformas altas ou para
evitar cair em buracos sem fundos, mas não é infinito como no Game Boy. Após
aproximadamente sete segundos de và´o, você começa a cair vagarosamente.


Nadando
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Não fique com medo do nado do Kirby. Ele é um ótimo nadador e pode ficar
quanto tempo quiser dentro d'água. Tudo o que você faz em terra você poderá
fazer na água, só que mais devagar. Para controlar a direção você precisará só
do botão das setas, o esquerdo e o direito. Para fazer Kirby nadar, pressione
o botão A, o qual também lhe dá altura dentro d'água.


Chute Rasteiro
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Segure "baixo" e aperte o botão "A". Kirby vai dar um rápido-chute-rasteiro.
Esse movimento destrói a maioria de coisas.


Escalando
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à€s vezes, Kirby terá de subir em postes, cipós, correntes, etc., para atingir
novas áreas. Pule no poste com o botão "A". Agora que Kirby está agarrado, use
esquerda ou direita para ir para uma direção e cima ou baixo para subir ou
descer. O botão "A" te faz soltar dele.


Pegando um Poder
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Essa sempre foi a marca registrada do Kirby. Kirby tem a habilidade àºnica de
engolir seus inimigos e roubar deles seus poderes. Nem todos os inimigos te
dão poderes quando engolà­dos. Para pegar um poder, antes procure um inimigo
que o tenha. Então suge o inimigo com o botão "B". Se você sugar o inimigo ele
estará dentro da sua boca. Então aperte "SETA BAIXO" para engolà­-lo. Agora
você tem o poder, e quando apertar "B", em vez de sugar vai usar o poder
daquele inimigo. Pressione "L" ou "R" ou qualquer botão "C" para tirar o poder
ou inimigo caso queira se desfazer dele. Você pode perder seu poder especial
se você for continuarmente atacado por inimigos. Uma estrela representa a cor
do poder especial que você engoliu. Engula-a de nova para ter o poder antes
que ela desapareça.


Combinando Poderes
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Você pode combinar todos os poderes especiais para fazer poderosos poderes
combinados. Essa é a essencia do Kirby 64, para descobrir todos eles é pura
diversão. Lá há 35 no total. Há diferentes métodos de fazer um poder
combinado.

# Método 1: Você pode ver dois inimigos, um bem perto do outro, e ambos
possuirem poderes especiais. Você pode pressionar "B" para sugar os dois ao
mesmo tempo. Engula-os com "BAIXO" e você adquire o poder fundido. Esse é o
método menos usado porque nem sempre os dois inimigos com os dois poderes que
você precisa estarão juntos.

# Método 2: Suge o inimigo com o poder especial e mantenha-o na sua boca.
Quando chegar perto de outro inimigo com o poder especial, cuspa o inimigo que
você tem na boca para outro inimigo e você forma a estrela do poder combinado.
Engula-a para ter o poder combinado. Você pode também liberar inimigos com "L"
ou "R" e atirá-los para ter o mesmo efeito. Algumas vezes, algumas coisas
especiais podem acontecer quando você jogar o inimigo. Ele pode voar, cavar-se
dentro da terra, desaparecer, se proteger, atacar, etc.

# Método 3: Quando você já tem um poder especial você pode segurá-lo na forma
de uma estrela "L" ou "R". Então jogue a estrela no inimigo que tenha o poder
e você forma uma estrela de poder combinado. Você também pode deixar um
iminigo pular na sua estrela. Uma nova estrela de poder combinado será formada
e você deve engolà­-la antes que ela desapareça.

Enquanto você tem um poder combinado você pode o remover com "L" ou "R". Agora
você pode atirá-lo com "B" e penetrar na maioria das coisas. Você não será
capaz de usá-lo de novo se jogá-lo fora, porém.

Você pode ver como se forma poderes combinados quando começa um novo jogo. Na
tela do tutorial responda "No...", e você verá como se forma. Mesmo não
sabendo você deveria ver, porque é uma gracinha... =)


Blocos Coloridos
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Durante a aventura você encontrará certos blocos coloridos, os quais podem ser
quebrados com o poder especial ou poder combinado. Cheque a tabela abaixo e
veja os poderes especiais que são representados por qual cor.

Bomba = Preto
Fogo = Vermelho
Là¢mina = Verde
Gelo = Azul
Ferrão = Laranja
Choque = Amarelo
Pedra = Marrom

Se o bloco é laranja, então use ferrão nele ou um poder combinado que inclua o
ferrão. Se um bloco tem duas cores, cheque quais cores são, o que eu faço? Eu
crio um poder combinado com os poderes especiais de mesma cor do tal bloco.


Sugar, Cuspir
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Uma boa opção para acabar com inimigos. Se você tem um poder espeical, você o
solta com o botão B. Engula um inimigo e cuspa esse em outro, então você terá
acabado já com dois. Faça isso com "B", e engula com "BAIXO". Você pode também
sugar blocos e jogá-los no inimigo. Estrelas e Crystal Shards, porém, são não
podem ser sugados, apesar que eles tremem um pouco no ar se você tenta.


Extremidades Insólidas
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Algumas extremidades não são sólidas. Você pode ficar nelas, então pular por
elas e pressionar "baixo" para cair abaixo delas. Essas são caracterizadas
pelo fato de serem muito finas.


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4. Básicos

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Abaixo algumas coisas que você deveria saber antes de jogar Kirby 64.

Mundos, Fases
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Uma vez que selecione um arquivo, você estará no Universo. Você não pode
voltar a tela de antes à  menos que resete o jogo. Você verá um planeta na sua
frente. Entre nele com o botão "A" ou se você venceu o chefe daà­, pressione
"ESQUERDA/DIREITA" para ir a outro planeta. Essas figuras dentro do planeta
são as fases. As fases são divididas em seçàµes. Fases possuem de quatro a dez
seçàµes. Toda fase tem 3 Crystal Shards. Você não precisa pegá-los para avançar
no jogo. Você sempre pode retornar para coletá-los de volta. Uma vez que tenha
entrado num planeta, pressione "B" para retornar para o Universo.


Energia e Vidas
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A energia é representada por seis aberturas perto co fundo da sua tela. Toda
vez que você é ferido por um inimigo, você perde uma unidade da sua abetura de
energia. Você pode pegar mais energia comendo a comida as guloseimas que
encontrar nas fases. Quando você está sem aberturas, então você perde. Sua
quantidade de vidas são mostradas no canto esquerdo-inferior da tela. Ele
exibe quantas vidas você tem de estoque. Você pode coletar mais vidas pegando
os sà­mbolos "1UP" e estrelas. Você sempre começa com tr~es vidas quando entra
no jogo: duas no estoque e uma que é a que você está usando. Se você tem 00
vidas, você toma uma "Game Over" na tela de tà­tulo. Você deve passar pela fase
que estava de novo. Se você coletou um Crystal Shard, ele está salvo. Você
nunca tem que pegá-los de novo, nem mesmo após um "Game Over".


Inimigos
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Os inimigos são personagens encontrados nas fases, os quais não são Kirby,
Waddle Dee, Adeleine ou Rei Dedede. Eles te ferem. Pode pode escolher
enfrentá-los ou evitá-los. Os inimigos sempre regeneram por suas costas. Se
você antar adiante e voltar para o caminho onde havia um inimigo que você já
derrotou, ele estará lá de novo. Isto pode ser chato ao jogar Kirby pela
primeira vez, mas jogando um pouco você verá a vantagem dele estar lá.


Chefes e Mini-Chefes
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Existem inimigos que são mais fortes que outros. Minichefes, por exemplo, são
versàµes maiores que inimigos já vistos. Você precisa de três a seis acertos
para enfrentá-los. Não é especificamente de um especial poder; eles sempre
terão pequenos ajudantes, os quais você poderá os sugar e cuspir neles.
Minichefes podem te dar Crystal Shards quando vencidos.

Chefes são mais difà­ceis. Há um para cada planeta e você os enfrenta após o
final de cada fase. Eles são bem mais difà­ceis que os minichefes, e também
terão alguns ajudantes ou outras coisas usadas por eles que Kirby poderá sugar
e jogar. Eles sempre dão um Crystal Shard ao serem vencidos. No lugar do
medidor de estrelas ficará o medidor da energia do chefe. Quando ele está no
zero, isto significa que ele morreu ou vai começar uma nova parte da luta.


Quedas, Covas, Esmagando, Lava
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Cair de uma enorme altura não mata nem fere o Kirby. Ele pode matar certos
inimigos pulando em cima se simplesmente ele cair de uma grande altura.
Existem coisas no jogo que são letais, ou seja, Kirby morre na hora e você
perde 1UP, mesmo que tenha a barra de energia no máximo. Cair numa cova, por
exemplo. Seja cuidadosso e pressione "A" antes para sair fora dela. Sendo
esmagado por alguma coisa (blocos) é morte na hora. Lava, porém, não é. Você
só perde 1 de energia, então tenha certeza de ter um montão delas.


Jogo Bà´nus do Piquenique
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Após finalizar uma fase, você vai para um pequeno joguinho. Aqui, é uma mesa
de piquenique onde seus amigos estão se deliciando, e Kirby quer algo também.
Para pegar um item você deve fazer o Kirby pular em cima. Os itens que podem
ser conseguidos na mesa de piquenique são: estrela verde, estrela vermelha,
1UP, cartão de informação do inimigo, tomate e uma comida que restaure 1 de
energia. Leia a seção acima se quiser saber a função deles.

Para pegar um item você deve fazer duas coisas. A primeira é regular a direção
que o Kirby vai ir, direita ou esquerda. Ele ficará movendo a face, então
aperte "A" no momento que ele estiver de face para o item que você quer. A
segunda coisa é regular o pulo do Kirby. Quanto mais baixo os braços do Kirby,
mais alto será o salto dele. Quanto mais alto, mais baixo o salto dele. Então,
após concluir essa segunda parte, você vai ver se Kirby pegou algo ou não.
Caso não, ele vai chorar. =( Sugiro que pegue o cartão de informação do
inimigo, a menos não esteja realmente precisando de um tomate ou 1UP.


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5. Personagens

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Os personagens do jogo são Kirby, Ribbon, Adeleine, Waddle Dee e Rei Dedede.
Não inclui Dark Matter porque não há muito o que falar dele apesar de que como
vilão toda essa aventura foi causa graças à  ele. Bem, são esses:

Kirby
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Kirby não é velho. Ele já estrelou em mais de 15 jogos, e tenho a impressão de
que só alguns chegaram aqui no Brasil. Os mais conhecidos aqui entre a galera,
Seria o Kirby64 - The Crystal Shards, Kirby and The Amazing Mirror, e Kirby in
Nightmare in Dream Land. Outros jogos também são encontrados, mas informaçàµes
gerais do Kirby só mesmo em sites internacionais.

Kirby é bem popular, porém, pouco procurado. Kirby é uma bola cor-de-rosa, com
uma grande face feliz. Ele tem a habilidade de adquirir o poder de seus
inimigos ao engolà­-los. Ele também pode se inflar e voar por um pequeno tempo,
mas isso só porque ele é muito leve. Ele não é capaz de copiar as habilidades
dos oponentes para sempre. Kirby está sempre feliz e sempre ajudou os
habitantes da Terra do Sonho, seu lar, onde ele sempre encontra desfios.
Agora, ele está focalizado em no Universo para encontrar todos os Crystal
Shards e ajudar o planeta da Ribbon.

Ribbon
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Essa graciosa fada veio do Planeta Murmàºrio. Ela é pequena, e toda vez que
Kirby pegar um Crystal Shard, ela aparecerá e o guardará, voltando então para
junto de Kirby. Ela é muito corajosa, pois afinal, se aventurou a proteger o
cristal e evitou que o Dark Matter o pegasse. No final do jogo, contra o
VERDADEIRO chefe, Ribbon ajuda Kirby a todo momento.

Waddle Dee
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à‰ um habitante do planeta Pop. As pessoas de Waddle Dee e Kirby não tem sempre
vivido juntas (em Kirby - The Amazing Mirror Waddle Dee aparece de montão e
são inimigos do Kirby). Waddle Dee tropeçou num Crystal Shard que caiu perto
dele, em seguida foi possuido pela nunvem do Dark Matter e se tornou um ser
maligno. Kirby luta com ele, vence-o, e assim explusão a nuvem e recupera mais
um Crystal Shard. Waddle Dee também se junta a turma. Ele parece com o Kirby
se formos comparar o tamanho, mas é marrom e tem uma face bege. Ele me lembra
um "macaco". Waddle Dee será o seu "quebra-galho". Ele pode cavar buracos, e o
principal lhe ajudar com meios de transporte muito, mas muito divertidos. Você
e o Kirby vai adorar passear neles.

Adeleine
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Ao contrário do que muitos pensam, o pintorzinho na verdade é uma menina, seu
nome é Adeleine. ela veio do planeta Pop para estudar pintura. Ela é uma
artista muito hábil. Adeleine também foi possuida pela nunvem do Dark Matter
quando encontrou um Crystal Shard, mas Kirby a enfrenta e ela também aceita
entrar para a turma. As coisas que ela pintam ganham vida se ela desejar que
isso aconteça. Ela está sempre com sua boina, o pincel e a paleta de cores.
Ela aparece nas fases e poderá ser para duas coisas. Ela poderá te dar um
item. Se for isso, poderá ser 1UP, um tomate, ou um pirulito da
invencibilidade. A outra coisa é que ela pode te dar pistas para pegar um
Crystal Shard na próxima seção.

Rei Dedede
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Ele é o rei da Terra do Sonho. Rei Dedede foi um grande vilão do jogo no
passado (veja em Kirby - Nightmare in Dreamland). Ele não é muito mau o quanto
parece, só um pouco grande e possui cara de machão. Rei Dedede é um pingà¼im
azul, como de Natal. Rei Dedede nunca sai sem seu martelo. A parte do Rei
Dedede na aventura é quebrar obstáculos com o martelo dele. Kirby pode pula
nas costas dele em difà­ceis áreas, e assim você tem total controle do Rei
Dedede.


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6. Itens

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Há alguns itens em Kirby 64. São esses.


1UP
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à‰ um item, o qual pego lhe dá mais uma vida. Pegue-o sempre que puder. Ele
pode ser encontrado em muitas fases, e na maioria das vezes é dado por
Adeleine. Pegando 30 estrelas você preenche o seu medidor e pega 1UP.


Bloco Estrela
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Estão em muitas fases. São obstáculos. Eles podem ser engolidos e destruidos
por praticamente qualquer ataque do Kirby. Suge um e jogue-o num inimigo, você
o destruirá. Engula dois e cuspa-o: você jogará uma estrela super efetiva que
destruirá tudo pela frente.


Cartão de Informação do Inimigo
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Ele é exclusivo do jogo do piquenique. Ao pegá-lo, você liberá um cartão com
um nome de um inimigo. Esse inimigo pode ser visto no menu "ENEMY INFO", que
fica no arquivo do seu jogo. Há 81 cartàµes, e 99 inimigos, o que significa que
você deverá ir mais vezes nas fases para pegá-lo. Por isso sugiro que sempre
opite por esse.

Comida
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Bolo, sorvete, barras de chocolate, todas essas comidas recuperam 1 de energia
do Kirby. Eles podem ser encontrados de montão nas fases. Quando você junta
gelo + choque, Kirby se transforma numa geladeira. Ela solta comida, capaz de
matar os inimigos e também de recuperar a energia do Kirby. Se transforme
rápido e pegue a comida antes que ela desapareça.


Crystal Shard
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Quando Dark Matter quebrou o cristal eles se quebraram em vários pedaços e se
espalharam pelo universo. Kirby e Ribbon estão em busca deles. Há 3 em cada
fase, e 1 por cada chefe do planeta. Você não precisa deles para avançar no
jogo, mas caso queira zerar com 100%, liberar o "Boss Battle" e ver o
verdadeiro final, você terá que pegar todos. Precisa de mais motivos que esse
para pegá-los?


Estrela Amarela
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Elas são pequenas e amarelas, e estão em praticamente todas as fases. Há um
contador de estrelas embaixo da sua energia. ali há abertura para 30 estrelas,
o que quer dizer que quando você pega 30 estrelas Kirby ganha mais uma vida.
Então, o contador é zerado. As estrelas resetam quando você reseta o jogo ou
dá "Game Over". Lá há também estrelas verdes, azuà­s e vermelhas.


Estrela Vermelha
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Uma estrela vermelha vale por 3 estrelas amarelas. Colete 30 estrelas amarelas
e você ganha uma vida. Estrelas vermelhas são avaliadas somente no jogo bà´nus
do piquinique, após toda fase.


Estrela Azul
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De todas as estrelas, esta é a maior. Ela vale por 10 estrelas amarelas. A
estrela azul. Quando se pega um Crystal Shard, ele não aparece de novo na
fase. Mas indo pegá-lo você sempre encontrará uma estrela azul no lugar.


Estrela Verde
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Uma estrela vermelha vale por 5 estrelas amarelas. Colete 30 estrelas amarelas
e você ganha uma vida. Estrelas verdes são avaliadas somente no jogo bà´nus do
piquinique, após toda fase.


Pirulito da Invencibilidade
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Eles começam a aparecer a partir da segunda fase do mundo da água. Quando
Kirby o engole, ele fica invencà­vel. Qualquer inimigo que encostar no Kirby
irá morrer. Porém, ele não dura muito tempo, então você deve ficar atento que
a qualquer hora ele pode acabar. Ele não protege o Kirby de covas e
esmagamentos.


Tomate
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Ele enche seu tubo de energia ao máximo. Simplesmente fácil.


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7. Crystal Shards

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Essa é a seção que fala da localização dos Crystal Shards. A seção mais
importante de todo deste detonado, eu imagino. A porcentagem do seu game é
marcada pela quantidade de fases abertas e Crystal Shards que você pegou.

Já foi falado antes, mas falo de novo aqui. No jogo você encontrará blocos
coloridos. Use o poder que tem aquela cor para quebrá-lo. Se o bloco for de
duas clores, use a combinação daqueles dois poderes para quebrá-lo.

Bomba = Preto
Fogo = Vermelho
Là¢mina = Verde
Gelo = Azul
Ferrão = Laranja
Faà­sca = Amarelo
Pedra = Marrom

Se não consegue encontrar o poder combinado, cheque o Planeta Pop, o qual tem
poderes especiais fáceis de serem pego. Na primeira fase há Bomba, Fogo,
Ferrão e Bumerangue. Na segunda há Gelo, Choque e Pedra.


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7.1. Planeta Pop
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Este é o planeta onde o Kirby e Ribbon acham Adeleine, Waddle Dee e Rei Dedede
para se juntarem a turma e irem à  caçada dos Crystal Shards.


Fase 1
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#1. Este é pego um pouco antes de você atravessar o primeiro córrego.
#2. Depois da casinha, após o primeiro inimigo da bomba, você encontra um
lago. Nele há um negócio preto. Use o poder da bomba ali para explodà­-lo e
pegar o Crystal Shards que se esconde ali embaixo.
#3. Waddle Dee foi possuido pela nuvem negra. Vença-o. Engula as estrelas que
ele deixa cair quando te bate ou use um poder se tiver. Depois de ajudá-lo
você ganha um Crystal Shard e arranja mais um parceiro para a equipe.


Fase 2
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#1. Waddle Dee está aqui. Ele vai mover uma plataforma pra você. Fique atento
à  parte inferior porque há um Crystal Shard ali.
#2. O mini-chefe dessa fase te dá um Crystal Shard.
#3. Adeleine, uma pintora, foi possuida também pela nuvem do Dark Matter.
Agora você deve ajudá-la. Vença os monstros que ela pinta, depois a vença.
Para atacá-la, deixa ela encostar em você e perca 1 de energia, ou dê um chute
nela, ou use um poder se tiver. Um Crystal Shard pra você!


Fase 3
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#1. Esse Crystal Shard será visto por você à  menos que você seja cego. Ele
está embaixo de uma plataforma verde, o que quer dizer que você precisa de
bumerangue + bumerangue, porque só o bumerangue não a quebra. Suba para o topo
deste lugar, lá em cima há inimigos com esse poder.
#2. Depois de encontrar Adeleine, você vai para uma sala com um chafariz no
meio. Em cima da entrada desse lugar há um Crystal Shard.
#3. Salvando Rei Dedede da nuvem negra do Dark Matter é como você pega o
àºltimo Crystal Shard dessa fase. Ele é mais difà­cil que os outros dois, por
isso usando um poder a luta fica bem mais fácil.


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7.2. Planeta Rock
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Seu segundo planeta não é nenhum desafio. Só possui fases grandes e alguns
quebra-cabeças. Cenários ásperos são vistos e novos inimigos também.


Fase 1
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#1. Na primeira caverna da fase haverá pedras verdes. Acima delas há este
Crystal Shard. Você pode pegá-lo facilmente, afinal o pulo do Kirby é super
eficiente.
#2. O mini-chefe da fase te dá um Crystal Shard. à‰ um Cacto. A maior
dificuldade é que o local é um morro, o que dificulta subir um pouco.
#3. Saindo da pirà¢mide, na àºltima área da fase, ao descer o penhasco, você
notará algo marrom e amarelo na parede. Você precisa de pedra + choque. O
poder da pedra você encontra no inà­cio dessa fase e do choque no final (perto
das plantas carnà­voras).


Fase 2
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#1. Na área 2 dessa fase há uma espécie de monumento feio só de pilastras
brancas. Este Crystal Shard está no meio dele, na parte mais baixa. Vá até o
teto desse lugar e deixe o Kirby parado. O chão se desintegra e você pode
pegá-lo.
#2. Na área 3, o primeiro calabouço dessa fase, há umas escadas que de longem
fazem a forma de um "X". Seu Crystal Shard está embaixo desse "X".
#3. Na àºltima área dessa fase, você encontrará Rei Dedede. Kirby irá pular nas
costas dele e a partir daà­ você o controla. Nessa área você encontra a saà­da
para passar dessa fase. Aproveite e pegue o Crystal Shard. Pressione "B" para
usar o martelo. Ele servirá para quebrar paredes e bater nos inimigos. Pule
com o botão "A".


Fase 3
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#1. Na primeira área dessa fase há um esqueleto. O Crystal Shard está dentro
da boca dele, mas como ir até ali? Um dos ossos da espinha desse esqueleto é
marrom. Use a pedra e você o destrói. à‰ só pegar o Crystal Shard.
#2. Quando entrar no primeiro redemoinho, você pára numa sala com com outros
dois redemoinhos. Cada um te leva para um caminho diferente. Pegue o da
esquerda (a esquerda de quando você cai). Ele te levará para o Crystal Shard.
#3. Este pode ser o mais difà­cil. Na àºltima área dessa fase você nada. Existem
duas seçàµes que você nada, o Crystal Shard está na segunda (que também é a
àºltima da fase). Nade até o topo, desviando dos ossos que caem. Você o
encontrará lá.


Fase 4
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#1. Há uma sala que há plataformas coloridas que ficam se movendo para a
direita, e depois vão para a esquerda, e depois para a direita... E assim vai,
algo realmente tediante subir esse lugar. No meio dele há um Crystal Shard.
Você não o perderá de vista.
#2. Você precisa de bomba + choque para iluminar a quarta área, onde está a
Adeleine. Iluminando o local você pode ver os sà­mbolos na parede e apertar os
botàµes na próxima sala. Para apertá-los, ponha Kirby em cima deles e aperte
"BAIXO". Bomba é pego na primeira área e choque na terceira.
#3. Vença o mini-chefe. Sugiro forme choque + choque e fique parado embaixo do
minichefe, assim lhe arrancando energia rapidamente.


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7.3. Planeta Aqua
=================

Se não gostar de nadar, você não vai gostar desse planeta. O que mais não goto
dele são o tamanho das fases. Me refiro especificamente ao tamanho da fase 2 e
da fase 3.


Fase 1
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#1. Você encontra o primeiro Crystal Shard na primeira caverna da fase
(segunda área). Há certas bolhas verdes aà­, elas ajudam o Kirby a chegar em um
lugar. O Crystal Shard está no lado esquerdo do meio dessa caverna. Fique
atento!
#2. Vencendo o mini-chefe.
#3. Você precisa do poder do gelo e da bomba. Na àºltima área dessa fase você
encontrará muitas pontes. Na ponte mais baixa há um bloco azul e preto, o qual
você quebra com esse poder. A bolha verde dali te joga para o Crystal Shard
que está bem acima de você.


Fase 2
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#1. Está na sala do minichefe. Mas você não precisa vencer o minichefe para
ter este Crystal Shard. Para pegá-lo, simplesmente junte fogo + pedra e quebre
o bloco. Porém, para sair dessa sala você precisa vencer o minichefe.
#2. Você encontra Waddle Dee. Vocês dois vão descer a cachoeira abaixo numa
caixa. Haverá obstáculos, os quais você deve apertar "A" para pular e não
bater caso não queira perder energia. O Crystal Shard está numa cachoeira.
Pule para pegá-lo.
#3. Depois do passeio de cachoeira, fique atento na próxima área. O Crystal
Shard está aqui, e se você descer a cachoeira sem pular, você irá vê-lo. Tome
cuidado com os javalis. Para evitá-los, pegue o pirulito da invencibilidade.


Fase 3
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#1. Pegue bomba e bumerangue, Kirby soltará estrelas explosivas de Ninja. A
bomba é pega na área de antes, um pouco difà­cil de pegá-la no peixe explosivo.
Se você ficar perto, ele explode e morre. Se não conseguir pegar a bomba com o
peixe, saia da área e volte de novo. O bumerangue na primeira área também.
Haverá uma montanha magra na segunda área. Suba e entre nela. Lá dentro, use a
estrela ninja na parede cuja textura é verde e preta.
#2. à‰ um minichefe. Lembre-se de não ficar no buraco na frente dele, porque
quando você vencê-lo o buraco se abre. O Crystal Shard aparece bem no centro
da sala.
#3. Depois da sala do chefe você para em um lugar onde no fundo há uma parede
marrom e verde. Você precisa de pedra + bumerangue para destruà­-la. Entre lá e
suba as extremidades com o Kirby. Com esse poder, transforme-se num hamster.
Então pressione ESQUERDO na mesma direção que PULA, e assim suba na parede até
pegar o Crystal Shard. Não há outra técnica que funcione.


Fase 4
------

#1. Está no alto da sala das correntes de água. Elas são fortes e te empurram
facilmente. O nado do Kirby é inàºtil se você tenta ir contra elas. Pegue a
partir do canto esquerdo e vá subindo. E cuidado com os peixes explosivos!
#2. Essa caverna também tem correntezas, e vem bem depois da de antes. Quando
encontrar uma pilastra, agarre-se nela. Desça tudo e nade o máximo que puder
para a direita e pegar o seu Crystal Shard. à‰ possà­vel vê-lo quando se agarra
a pilastra.
#3. Na àºltima caverna desse jogo tem mais correnteza. A diferença é que há
rochas aqui, e elas te ferem se você encostar nelas sem as engolir ou as
destruir. Nade na parte inferior porque o Crystal Shard está numa cratera do
chão.


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7.4. Planeta Neo
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Este é o planeta mais legal. Ele possui os ambientes mais difà­ceis, floresta,
montanha, caverna e inclusive um vulcão. Possui as fases mais difà­ceis, eu
acho, porém nada tão difà­cil quanto o Boss Battle.


Fase 1
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#1. Na primeira área você deve ter notado que há certos locais de terra que se
desmancham quando Kirby passa por cima. Em um deles você encontra o Crystal
Shard. Uma dica para achar esse buraco é que há um picolé do lado direito
dele.
#2. Na segunda área dessa fase, que é um penhasco, há um Crystal Shard lá
embaixo. Nesse penhasco há certos planadores roxos, cuidado com eles quando
for subir de volta.
#3. No final da quinta área. Ele está na copa de uma das árvores. Simplesmente
ande olhando para o topo e você deverá encontrá-lo.


Fase 2
------

#1. Você começa a fase caindo. Nessa primeira parte da fase há um Crystal
Shard bem na esquerda. Assim que Kirby começar a cair, vire para a esquerda o
máximo que puder e voe assim que ver o Crystal Shard para pegá-lo.
#2. Descendo no vagão junto de Waddle Dee, fique atento ao curso do trilho.
Uma hora haverá dois trilhos pra escoher, o de cima e o de baixo. Pegue o de
cima, onde está o Crystal Shard.
#3. Este é duro. Você precisará de pedra + bomba. Sugiro que pegue na fase 2
do planeta Pop. Esse poder combinado faz Kirby jogar uma dinamite. Quando ele
a joga num inimigo, ela explode. Quando não, ela explode um tempo depois.
Então, proteja-se com o seu capacete. Isso porque quando ela explode, tudo ao
redor é ferido, inclusive o Kirby. Use-a na parede preta e marrom da área
cinco.


Fase 3
------

#1. Ferrão é o primeiro poder que você encontra nessa fase. Quebre o bloco
laranja usando este poder e pegue o Crystal Shard.
#2. Quando encontrar Adeleine, ela já terá pintada uma figura: um chapéu, uma
pizza ou um guarda-chuva. Na próxima área haverá blocos. Usando o sopro do
Kirby, desenhe as figuras como mostra o ASCII abaixo. Se fizer incorretamente,
volte para a área de Adeleine e faça novamente. O Crystal Shard aparece no
meio quando você tiver finalizado. O X indica o centro.

Chapéu Pizza Guarda-Chuva
_ _ _ _ _ _ _ _ _
|_|_|_|_|_| _|_|_|_|_ _|_|_
|_|_|_|_|_| _|_|_|_|_|_|_ _|_|_|_|_
|_|_|_|_|_| |_|_|_|_|_|_|_| _|_|_|_|_|_|_
|_|_|X|_|_| |_|_|_|X|_|_|_| |_|_|_|X|_|_|_|
|_|_|_|_|_| |_|_|_|_| |_|
_|_|_|_|_|_|_ |_|_|_| |_|
|_|_|_|_|_|_|_| |_|_| |_|

#3. Na quinta área, após você ter subido a grande parede da montanha, caia
cuidadosamente na primeira cova á direita. Você provavelmente cairá em cima do
Crystal Shard. Suba rapidamente.


Fase 4
------

#1. Quando encontrar Rei Dedede, quebre todas as pilastras. O Crystal Shard
está na parte de cima da pilastra, a qual pode ser quebrada. Algumas pilastras
exigem duas batidas para serem quebradas (como a desse Crystal Shard).
#2. Este é fácil. Há uma coisa vermelha e marrom na quinta área dessa fase.
Não, você não precisa de fogo + pedra. Simplesmente use gelo. Ele é encontrado
na fase 2 do planeta Pop. Sugiro que use a bola de neve.
#3. Este é pego no final da fase, quando a lava está subindo. Fique atento à s
plataformas e você deverá o ver.


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7.5. Planeta Shiver
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à‰ o mundo da neve. Aqui, Kirby também se aventura nas nuvens e numa fábrica
cheia de inimigos e robà´s malvados.


Fase 1
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#1. Você passeia com o Waddle Dee. Aqui, vocês descem numa bóia a montanha de
neve. Sobre o segundo iglu há um Crystal Shard. A dica é que você pule todos
os iglus e assim você não o perde.
#2. Quando se vence o minichefe, o Crystal Shard aparece dentro de um pico de
gelo no alto. Para quebrar aquele pico de gelo use fogo. Você consegue fogo
nessa fase, lá no inà­cio. Sugiro que use o super fogo.
#3. Embaixo do lago congelado mais da direita. Esta área fica bem depois do
minichefe. Este é um ótimo lugar pra você usar a combinação de poderes
bumerangue e gelo, o qual é super maneiro.


Fase 2
------

#1. Está no meio da nuvem da segunda área. Quando ver um foguete, pule no
primeiro buraco que encontrar. Embaixo há o Crystal Shard e um outro pequeno
caminho. à frente você poderá ver melhor, já que a nuvem de cima estará
acabada. Cuidado para não cair do céu, porque o Crystal Shard está na beirada.
#2. Na terceira área você encontra Zebon (bolha verde). Ela te joga para uma
outra, a qual te mira para 6 caminhos diferentes. Mire para o caminho que está
no noroeste (esquerda-baixo) e você o pega.
#3. Vença o chefe e o Crystal Shard aparece. Mas há um problema, esse Crystal
Shard está dentro de um cubo amarelo e laranja. Na quarta área você consegue o
Ferrão e na quinta o Choque. Esse poder não é bom nessa fase, por isso atenção
aos inimigos.


Fase 3
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#1. Quando entrar na fábrica, fique atento na esquerda. Essa parte da fábrica
é cheia de escadas rolantes. e há alguns andares o qual você precisa fazer o
Kirby dar uma "inflada" para chegar lá.
#2. Vença o minichefe, e você consegue outro Crystal Shard. Não tente quebrar
a teia dessa aranha porque não vai funcionar.
#3. Você encontrará Adeleine aqui. Ela pintará três frutas. Na sala seguinte
você deve apertar os botàµes que corrrespondem à s cores das frutas. Deve ser na
ordem.

Laranja = Laranja
Limão = Amarelo
Melão (tem uma coisa em cima) = Verde
Coco (parece uma pera) = Marrom
Uvas (três bolinhas) = Roxo
Cereja = Vermelho
Uma fruta esquisita = Rosa


Fase 4
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#1. Pegue ferrão mais pedra (sugiro a fase 3 do planeta Neo). Aqui, quando
entrar no subterrà¢neo da fábrica. à‰ na segunda área da fase. Você encontrará
extremidades azuis, e do lado caixas. Atire as furadeiras ali e destrua as
caixas. Agora é só subir a escada e pegar o Crystal shard.
#2. Na sala do minichefe dessa fase você pode notar no alto uma gaiola com
barras amarelas e verdes. Essa gaiola é destruida com a espada elétrica,
formada pelo choque + bumerangue. O Crystal Shard aparece ali dentro após você
vencer o chefe.
#3. A área onde este Crystal Shard está é a sétima. Nela há robà´s, e você deve
escapar deles. Fique atento ao terceiro robà´, contando de baixo para cima, o
Crystal Shard o mais perto da direita. Fique atento para não perder uma vida
de bobeira.


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7.6. Planeta Ripple
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à‰ o planeta das fadas, o lar de Ribbon. Era um planeta Doce antes do Dark
Matter vir. Aqui, Kirby se dirige para o àºltimo chefe.


Fase 1
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#1. Está na primeira área... preciso realmente dizer onde esse está? Você irá
vê-lo antes de chegar no primeiro riacho.
#2. Enfrente o chefe, dentro da casinha. à‰ uma serra e ela vai te acertar onde
você tiver. Sugiro que fique colado no canto, e que permaneça aà­, sugando
somente a mosquinha que há no topo e atirando nela.
#3. Pegue ferrão e bomba. ferrão pode ser conseguido na área 1 e a bomba na
área 3. Quebre o negócio que há no meio do lago usando a furadeira. Se não
reparou, essa fase é identica à  primeira do planeta Pop.


Fase 2
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#1. Pegue choque de outra área, na primeira fase, talvez. Quando cair no
buraco, fique atento no fundo da água. Há um bloco amarelo, embaixo há linhas,
como se tudo isso fosse um sol. Use choque ali e você consegue o Crystal
Shard.
#2. Dentro da caverna da água, no enorme lugar cheio de comida, nade o máximo
que puder para a esquerda e você o encontra.
#3. Para este você só precisa do bumerangue. Haverá um local cheio de
pilastras. Sucede o pirulito da invencibilidade. Nesse local, procure a
pilastra verde. Destru-a com o poder do bumerangue.
Section: six


Fase 3
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#1. Esta fase é área atrás de área. Na segunda você enfrenta muitos inimigos.
Depois de enfrentar todos, o Crystal Shard aparece. Cuidado para não perder
energia.
#2. Pegue fogo + ferrão nas salas onde os inimigos aparecem. Esse é o poder da
flecha. Use na sala onde há um sol no chão. Atire bem no centro dele para o
Crystal Shard aparecer. Ele só aparece após todos os inimigos dessa sala
tenham sido derrotados.
#3. Na décima área, enfrente todos os inimigos.


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8. Chefes

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Cada chefe do planeta dá um Crystal Shard quando vencido. Esta seção te falará
como vencer cada chefe, apesar de que você já saiba o básico. Eles sempre te
jogarão coisas e o que você deve fazer é rejogar neles. Fique atento ao
medidor de energia do chefe, que substituirá o seu medidor de estrelas. Quando
o medidor ficar no zero, o chefe foi derrotado ou ele iniciará outra
estratégia na luta dele.

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8.1. Whispy Woods
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à‰ o chefe do primeiro planeta. Não me lembro de um jogo do Kirby em que Whispy
Woods não aparece. Você pode vê-la em Kirby - Nightmare in Dreamland como
primeiro chefe também. Whispy Woods é muito fácil, e como primeiro chefe ela
se deu muito bem.

Na luta contra Whispy Woods há duas partes. Na primeira você deve destruir
essas pequenas árvorezinhas saltitantes. Elas te atacam com um sopro bem
pequeno, que pode ser quase invà­svel se você não prestar atenção. Whispy Woods
também atacará, ela jogará uma fruta. Sugue essa fruta e destrua todas as
árvorezinhas. Dois acertos em cada uma para destruir todas.

Na segunda parte da luta, Whispy Woods usará suas raà­zes para ferir o Kirby.
Você deve desviar delas, e agora também das frutas que ela soltar. Vão ser
mais de uma, e você poderia aproveitar para engolir duas ou mais e assim
cuspir uma estrela super efetiva.

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8.2. Pix
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à‰ o chefe do planeta Rocha. São três pixles, um vermelho, um azul e um verde.
A luta é bem pequena, e o que você precisa aqui é controlar bem o Kirby, nada
muito fácil para uma bolinha cor-de-roxa bem redonda e grande. Na primeira
parte da luta, Kirby deve desviar dos braços de lasers que os Pix usam. Começa
com o vermelho, e logo o verde e o azul vêm também. Desvie até a plataforma
subir até o topo.

No topo eles atacarão em momentos, mas você terá a chance de sugar um negócio
(eu não sei o qué, mas é tem cilindros e bolinhas que podem ser vermelho,
azul, ou verde) e jogá-lo nox Pix. Dois em cada um deles, e não precisa
coincidir a cor. à‰ um chefe bem fácil quando se pega no jeito.

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8.3. Acro
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Acro não é um tubarão, é uma baleia orca. Ele ataca de diversas maneiras. Ele
pode tentar de dar uma cabeçada, desvie então. Caso ele faça isso, pedras caem
e você pode engolà­-las e jogá-las nele. Ou ele vai cuspir umas bugiganas que
ele engoliu. Uma dessas bugigangas pode ser um "peixe-espinha" (nomeado por
mim para que você entenda melhor). Esse peixe te dá o poder do bumerangue. Ele
é bom contra esse chefe nessa parte da luta.

A segunda parte da uta é mais difà­cil. A caverna começa a quebrar e o seu
caminho agora é subir e escapar do Acro, e ao mesmo tempo lutar com ele de
novo. Se a tela de engolir, você perde.

Agora fica mais fácil porque ele vai soltar mà­sseis, e esses inimigos tem o
poder da bomba, porém, não podem ser engolidos enquanto Kirby não estiver numa
superfà­cie (se apertar "BAIXO" Kirby vai nadar para baixo). Você pode usar o
bumerangue, mas lembre-se que enquanto Kirby o solta ele não pode nadar. A
melhor estratégia é sugar e cuspir à  menos que você tenha um outro poder.

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8.4. Magman
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Este é um chefe difà­cil se você tentar vencer sem usar poder algum. Magman é
um monstro de lava, e ataca com diversas maneiras. Mesmo sendo tantas, posso
explicar todas elas, afinal, eu só quero ajudar. Na primeira parte da luta ele
vai usar "braços" de lava. Se o braço for fino, ele vai se virar para te
ferir. Se for grosso e rápido, ele vai tentar te trombar.

Certos inimigos pretinhos e redondos saem de lava em momentos. Suge-os e
cuspa-os quando esses braços virem. Não importa qual. Qualquer um que seja
este braço poderá ser ferido. Estes inimigos pretinhos tiram um pouco de
energia só do chefe, então paciência e atenção quando cuspà­-los.

Depois dessa parte o chefe vêm pra perto do Kirby. Fica do lado direito da
tela e corra do chefe. Logo ele pára e vocês estão em terra firme. Menos mal
agora porque não há lava para te ferir. E que bom que a lava não é letal senão
esse chefe seria muito mais difà­cil só por causa do cenário.

Magman poderá trocar de lado (direita para a esquerda se ele estiver na
direita, ou esquerda para a direita se ele estiver na esquerda). Quando isso
acontecer, seja que lado for, assim que ele aparar ele vai se reduzir e soltar
um monte de "pássaros de fogo". Engula um (tente dois para ser mais forte) e
cupsa. Se quiser, forme o poder, mas será arriscado.

Magman ainda tem outras formas de ataque usadas nesa parte da luta. Ele pode
fazer um deslizamento de rochas, as quais todas te ferem, mas só as grandes
ferem ele caso você as suge e jogue nele. Mas o pior poder é a baforada de
fogo. A àºnica forma de escapar é voar o máximo para o canto superior oposto do
chefe (sele ele soprar da direita, por exemplo, voe o máximo para a esquerda).
No chão você é atingido por esse ataque sem chance de escapar.

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8.5. HR-H
=========

O chefe menos difà­cil de todos, com certeza. HR-H é um robà´ totalmente
equipado com mà­sseis e tem asas que lhe servem como poderosos braços de
esmagar e dilacerar a và­tima.

HR-H, na primeira parte de sua luta, atacará com três armas. Ele ataca com os
braços, que podem ser de diversas formas diferentes. O que você deve ter em
mente é que sempre desvie deles, principalmente se for os dois braços ao mesmo
tempo. Também é quando ele ataca com o braço que você joga o poder nele, já
que é a àºnica parte do corpo dele que fica exposta ao Kirby.

Outras formas do HR-H atacar são o laser, o qual você deve desviar, e os
mà­sseis, os quais você deve engolir e cuspir nos braços dele. Depois de se
sufocar a vencê-lo nessa terrà­vel primeira parte, vamos à  segunda parte da
batalha.

Essa parte é mais fácil. Sua àºnica dificuldade é que ele te pàµe para correr
constantemente. Não fique perto das garras dele ou você será ferido. Fique em
frente dele, de tal forma que você possa sugar os mà­sseis e jogar nele. à‰ só
isso o que você precisa para atacá-lo agora. Porém, correr, sugar e jogar, não
é facil fazer tudo isso ao mesmo tempo.

Confesso que tenho dificuldade em vencer HR-H sem poderes. Então opto por usar
bomba + bomba. à‰ perfeito e rápido. Porém, não foi fácil quando tentei na
"Boss Battle". Tive que ser paciente, e talvez este seja o segredo tem todos
os chefes do Kirby, ser paciente. Mas paciência só quando for lutar da forma
tradicional: sugar e jogar.

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8.6. Miracle Matter
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Este chefe pode parecer difà­cil no inà­cio, mas é só mesmo um pouco demorado.
Ele possui vários buracos, e usa contra você ataques que lembra todos os
poderes. Cada hora que ele assumir a forma de um poder você deve sugar esse
poder e jogar contra ele (seja o poder ou a estrela daquele poder). Mas ele só
se fere pelo poder da mesma forma que ele assumir (ele se fere com a estrela
de fogo/poder de fogo se ele estiver na forma de fogo, por exemplo). Por
exemplo, poder do fogo só quando ele estiver na forma do fogo. Você, então,
usa o poder do fogo, ou joga a estrela do jogo.

Abaixo o que cada forma dele faz:

- Bomba - Desvie das bolhas. Aquelas bolhas que possuem uma fumaça dentro logo
poderão ser engolidas. Tente sugar duas juntas se puder. Atire rápido no chefe
porque ele desaparece bem rápido.

- Faà­sca - O chefe reletirá fios elétricos que ele mesmo vai saltar. Eles vão
diminuindo até virar bolas elétricas. Suge essas bolas e jogue nele. O mais
difà­cil é escapar delas, que vêm de todos os lados.

- Fogo - Ele ataca atirando fogo para todo o lado vertical ou horizontal ou os
dois. Nas pontas ficam bolas de fogo, engula-as e atire no chefe ou use o
poder, o qual eu recomendo.

- Gelo - à‰ o mais fácil. Suge um dos gelinhos que fica ao redor e jogue no
cubo que fica no meio. Sugiro que jogue segurando (usando o botão "R"). à‰ o
modo mais fácil.

- Là¢mina - Ele vai ficar andando na tela, dar algumas voltas e logo vai serrar
o chão e acabar. Suge a là¢mina menor dele, a mais clara. Com o poder da
là¢mina, ou jogando a estrela nele você causa dano.

- Pedra - Você precisa ter calma. Quatro pedras menores surgem ao redor dele.
Ele joga duas no chão, depois as outras duas. Quando for sugar fique atento a
ele porque ele vai rolar numa velocidade bem alta.

Essa é a àºnica parte da batalha. Como pode ver, ter super poderes combinados
não vai adiantar aqui. Cada forma deles (são seis) exige uma quantidade de
batidas, e após ser destruida, essa forma não volta mais. Depois de vencê-lo
você zera o jogo. Mas se você pegou todos os Crystal Shards, o verdadeiro
final te espera. Dark Matter, do planeta Dark.

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8.7. Dark Matter
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O caminho para o planeta desse chefe é aberto quando você pega todos os
Crystal Shards do jogo e vencer Miracle Matter. Um novo planeta, depois do
planeta Murmàºrio, aparece, o planeta Negro.

O àºltimo chefe em Kirby 64. O mais difà­cil de todos. Desta vez Ribbon
participa. Ela carregará o Kirby enquanto este atira cristais no olho do Dark
Matter. A estratégia é muito simples. Quando estiver lá, atire de três a cinco
cristais e mova-se, porque enquanto você atira Kirby não pode se mover. E
fique atento ao movimento da cabeça do chefe. Você deve acertar o olho dele, e
ele mexe muito a cabeça, o que faz seu ataque não acertá-lo.


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9. Mini-Games

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Num game aberto (que já tenha sido selecionado "NEW GAME") você pode ir em
"OPTIONS" e encontrar o menu "MINI-GAMES". Aqui há joguinhos que você pode
jogar de 1-4 jogadores. Então você seleciona um dos minigames, depois o
personagem que quer usar. Você pode também selecionar a dificuldade, isto após
ter vencido a dificuldade posterior da que você quer. Você terá "NORMAL" se
venceu "EASY").

100 Yard-Hoop
-------------
à‰ um jogo de corrida. Quem chegar primeiro na linha de chegada é o vencedor.
Para correr você precisa só de dois botàµes, o botão "A" e o botão "B". O
circuito é formado por "casas". O botão "A" pula uma casa e o botão "B" pula
duas casas. Você deve saber qual botão apertar porque em momentos encontrará
obstáculos, como poças d'água e sapos. Caso pule neles por engano você volta à 
àºltima casa atrás e tenta de novo. Evite errar pular na casa errada para não
perder tempo.

Bumper Crop Bump
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Vence quem pegar mais frutas. Fique em baixo da fruta e espere ela cair no seu
cesto. Você deve mover-se com as "SETAS DIREITA" e "ESQUERDA" para se ajustar
embaixo das frutas. Você ainda pode apertar A perto de alguém para tomar o
lugar dessa pessoa e assim pegar a fruta que iria cair na cesta dela. Ela
poderá fazer isso com você também. No final, todas as frutas caem de uma vez
só.

Checker Board Chase
-------------------
O mais legal de todos. Você usa as setas para se movimentar sobre o tabuleiro,
e quando aperta "A", a linha de pisos na sua frente é destruà­da. Se alguém
estava ali em cima e caiu, então aquele personagem perde uma vida. Quem ficar
por àºltimo vence. Uma coisa que dificulta o campo é que ele fica menor de
acordo com o passar do empo, então, menos lugar pra escapar.


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10. Informação dos Inimigo

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Você pode ver a informação sobre os seus inimgos selecionando OPTION e depois
ENEMY INFO. Para completar o álbum você deve pegar os cartàµes no jogo bà´nus do
piquenique, que você pode ir cada vez que passa de uma fase. Algumas vezes
você poderá pegar um cartão repetido, então Kirby fará uma cara de triste.
Abaixo todos os inimigos e informação deles.

1. Whispy Woods
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à‰ o chefe do pirmeiro planeta. Não me lembro de um jogo do Kirby em que Whispy
Woods não tenha aparecido. Aqui não é tão grande como em Kirby - Nightmare in
Dreamland. Ela também não ataca só com frutinhas, ela usa as razà­es. O jeito,
como nos outros jogos, é jogar as próprias frutinhas dela nela.

2. Whispy Wood Jr.
------------------
Ajuda Whispy Woods na batalha. Antes de derrotar Whispy Woods você terá que
derrotá-lo. Na verdade há quatro deles. Eles ficam andando para a direita e
esquerda e soltam um pequeno sopro capaz de ferir o Kirby. Fique atento e de
olho porque este sopro é bem pequeno.

3. Pix
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São três pixels. São os chefes do planeta Rock. Vencê-los não é difà­cil, o
difà­cil é subir até o topo para poder fazer isso. Até lá você deve agà¼entar os
braços lasers que eles fazem pra ferir o Kirby. Habilidade no movimento do
Kirby é o segredo para não se ferir.

4. Acro
-------
Uma baleia orca assassina enfurecida. Ela é grande e pode te atacar tentando
te trombar ou te jogando coisas que ela engoliu. A luta com ele acontece
debaixo d'água portanto é bom ter um controle no nado. Acro, logicamente, nada
mais rápido que o Kirby, por isso fique atento aos movimentos que ele usará
adiante.

5. Magman
---------
Feito de lava, e somente lava. à‰ um chefe difà­cil se você não tem poder. A
luta contra ele não é difà­cil, mas demorada. Magman ataca com braços de lava
bem longos. Depois ele vai te atacar com uma baforada ou soltando os pássaros-
de-fogo.


6. HR-H
-------
Um robà´ branço com alguns detalhes de azul, vermelho e amarelo. Ele tem
poderosos braços e solta poderosos mà­sseis. HR-H é um difà­cil chefe, talvez
mais difà­cil que Miracle Matter. Você só pode acertá-lo no momento que ele usa
o braço.

7. HR-E
-------
Após derrotar HR-H você enfrente HR-E. à‰ praticamente o mesmo robà´, porém
armado de outra forma. Agora você deve enfrentá-lo e ao mesmo tempo escapar
dele se não quiser ser dilacerado. Ele continua soltando mà­sseis, e isso
atrapalha na hora de cuspir alguma coisa nele.

8. Miracle Matter
-----------------
à‰ um poliedro cheio de buracos. Ele tem 6 formas diferentes, mais esta que é a
padrão. Cada uma dessas 6 formas usa como forma de ataque um poder que o Kirby
pode ter, e para derrotá-lo você deve usar contra ele o poder da mesma forma
que ele está.

9. Dark Matter
--------------
O verdadeiro chefe. Ele é uma nuvem negra, porém ao enfrentá-lo você verá um
bicho com somente um olho e asas. Ele salta algumas bolas de energia. O ponto
fraco dele é o olho, por isso atire com cristais ali. Depois, atire no coco da
cabeça e depois no rabo verde que ele tem embaixo. à‰ o chefe mais difà­cil.

10. N-Z
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Ele é pequeno, preto, tem dois chifres e dois pés brancos. Ele é o primeiro
inimigo que você vê no 1-1. Fácilimo de matar. Ele pode te lembrar alguém da
série do Super Mario, que seria o Goomba.

11. Rocky
---------
à‰ uma pedra com dois olhos e pés laranja. Ele sempre está num lugar alto para
que quando Kirby passe embaixo ele possa cair em cima e te ferà­-lo. Ele pode
pular se a altura for insuficiente. Rocky é lento depois que cai. à‰ um prato
cheio se você procura o poder da pedra.

12. Bronto Burt
---------------
Um dos inimigos mais vistos. Ele é rosinha, tem dois pés laranjas e duas asas.
à‰ como um inseto. Esse inimigo está na maioria de fases, e não te dá poder
algum. Quando Kirby o suga você pode apertar "R" e dar uma pequena voada. Nada
muito àºtil.

13. Skud
--------
à‰ um foguete. Só um inimigo com aparência de foguete. Ele não aparece muito,
mas se você precisar de bomba ele está aqui. Skud voa ao avistar Kirby e ele
faz a trajetória dele para te acertar. Porém ele é muito lento, e mesmo um mal
saltador pode escapar dele.

14. Gardo
---------
Não há como matar Gardo. Ele é preto, tem dois olhos e espinhos azuà­s ao
redor. Em alguns lugares do jogo você pode o liberá-lo e assim tirá-lo do seu
caminho. Em outros lugares ele tem uma trajetória definida, então o que você
pode fazer é só desviar.

15. Shotzo
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Ele pode estar no teto ou embaixo. à‰ um canhão que só sabe atirar bolinhas.
Elas ferem o Kirby. Você só vai ser atingido por ele se passar em frente ao
canhão dele. Se ele está no seu caminho e você deve passar em frente ele,
então tenha certeza que não está passando no momento que ele vai atirar.

16. Spark-i
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Você o encontra primeiramente na fase 4 do planeta Rock. Spark-i é um robà´ que
flutua. Ele se abre e fecha, e tem somente um olho. Ele te dá o poder do
choque. Se você segurá-lo com "R", ele atirará três bolinhas para frente, e
poderá te proteger enquanto você anda com ele.

17. Bouncy
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Ele é rosa e detalhes vermelhos no corpo. Não o reconheceu? E se eu falar que
ele tem uma mola? Ah, agora sim. Este inimigo é realmente irritamente, ou você
passa embaixo dele ou por cima. à‰ preferà­vel tirar ele do caminho porque os
saltos dele além de chato incomodam.

18. Glunk
---------
Parece uma alga. Ele é como o Shotzo, porém menos agressivo e não é
invencà­vel. Ele te atira bolinhas, pode estar no teto ou no chão. A diferença
é que você pode sugá-lo, porém não tem poder. Mas se segurá-lo você terá ele
ainda atirando em tudo que estiver em cima de você. Bom para atacar os
inimigos voadores, como o Bronto Burt.

19. Slushy
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Ele parece um fantasminha, mas não é. Não há muito o que descrever nele. Ele é
branco e parece não ter nada embaixo. Não tem poder... A referência que dou é
a terceira fase do planeta Ripple, debaixo d'água. Além disso ele fica parado
o tempo todo, não te ataca. Mas você perde energia se encostar nele.

20.Chily
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Um boneco de neve que ora espira flocos de neve, ora não. Quando ele fazer
isso você não conseguirá derrotá-lo caso cuspa nele uma estrela ou outro
inimigo. Chily é àºtil para se conseguir o poder de gelo porque é o inimigo com
o poder do gelo que mais aparece e o que mais fica parado, apesar dele dar
pequenos saltos.

21. Propeller
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Eu não sei o que essa bolinha roxa com hélice na cabeça tem, mas ela te dá o
poder de gelo. Ela te persegue, e te persegue bem porque como eu já disse, ela
voa. Ela não aparecerá de volta no local dela se você a matou à  menos que você
tenha ido para outra seção e voltado.

22. Glom
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Um inimigo muito, muito, muito... muito chato. Glom é o sapo da parede. O ruim
dele é que ele não pode te derrotar e tem uma boa precisão. Em frente ao
buraco dele deverá haver bons itens, mas tome cuidado quando for pegar porque
ele pode te engolir. E o que você acha do Kirby ser engolido por um inimigo?
Irà´nico, não?

23. Mahal
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Mahal é condenado ao chão. Ele tem um "chapéu" verde e é amrelo. Como ele não
se move, ele te ataca usando bolhas. Fique atento a ele porque ele pode se
esconder embaixo da terra, então não haverá como derrotá-lo apesar de que você
pode o vê-lo mesmo assim e fazer com que ele sai simplesmente se afastando.
Esse inimigo não é problema, eu acho... Pelo menos ele nunca me deu problema.

24. Poppy Bros Jr.
------------------
Ele é tão legalzinho que podia até se tornar amigo do Kirby. Mas se fizesse
isso, onde Kirby poderia conseguir bomba? Poppy Bros Jr. parece um humano, e o
que ele faz é só atirar bomas. Outra coisa: ele não fica parado atirando, ele
pode andar. Na maioria das vezes quando você for tentar sugá-lo acabará
sugando também uma bomba que ele jogou. Mas fique tranqà¼ilo, ela não explodirá
na sua barriga.

25. Splinter
------------
Me admiro de um tronco de árvore ser inimigo. Isto mostra que até as coisas
"não vivas" estão contra Kirby. Ou será que este tronco é vivo? Sempre que
estiver subindo um morro fique atento a ele. O que ele vai fazer é rolar morro
abaixo e você só vai ser pego se não pular. Então, pule!

26. Gobblin
-----------
Tão chato quanto o Gloom, porém mais fácil à‰ a planta carnà­vora. Ela aparece
primeiramente no planeta Rock, e em três de uma vez. Assim como o sapinho não
há como derrotá-la, mas ela é mais fácil de se passar sem se ferir porque você
a vê totalmente.

27. Kany
--------
Kany não pode ser substimado, ele anda e te fere até mesmo se você cai nele
com a cabeçada. Esse caranguejo não te dá poderes, mas você pode sugá-lo e
segurá-lo em seguida com "R" e acabar com todos os inimigos em cima de você.

28. Bivolt
----------
Bivolt é brilhoso e eletrocutado. Ele aparece em certas pilastras que o Kirby
sobe. Quando ele aparecer ele te perseguirá, então o que você deve fazer é
sair daquela pistras e pular para outra porque deverá haver uma por perto. Ou
vá pelo chão, se o caminho não for em direção pra cima.

29. Sirkibble
-------------
Ele tem uma armadura de cavaleiro, pés, mãos vermelhas e atira um bumerangue.
Sirkibble aparece muito nas fases, tanto que se você precisar de bumerangue
ele com certeza estará por perto. Fique atento à  forma de ataque ele; ele te
atira bumerangue, e se for necessário pular para te acertar ele vai fazer
isso.

30. Gabon
---------
De todos os inimigos este é o "enganador". Ele te atira ossos, mas isso é o de
menos. Quando você o suga você você só suga a parte de cima, que é a caveira.
A debaixo, parecida com um pintinho de short, continua viva e pode te ferir já
que ele corre nervosamente para a direita ou esquerda.

31. Mariel
----------
Nome bonito demais para um inimigo tão sombrio. Mariel pareceria uma aranha se
tivesse oito pernas, mas só tem quatro. Ele surge de repente do solo e começa
a andar. Pode ser na direção do Kirby ou não; ele não uma obsceção por matar
como muitos inimigos.

32. I3^
------
Um bloco verde com um olho. Ele fica no alto e tem como objetivo te esmagar.
Está lembrado o que é? Se não está então você não chegou ao planeta Rock ainda
porque a primeira aparição dele é lá. à‰ fácil enganá-lo. Se você for esmagado
perde uma vida em vez de 1 de energia.

33. Snipper
-----------
Snipper levanta do solo para machucar o Kirby. Não me lembro de outra fase em
que ele apareça sem ser a terceira do planeta Rock. Não se pode saber onde ele
está, simplesmente ande devagar. Geralmente é no final de redemoinhos.

34. Blowfish
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Se precisar de bomba debaixo d'água, pegue com este peixe verde. O problema é
que ele explode quando Kirby chega perto, então você deve ser rápido se quer
pegar a bomba. A explosão dele pode te ferir se você estiver perto demais. Na
maioria das vezes ele é um obstáculo, em vez de um fornecedor de bomba.

35. Bonehead
------------
Esses inimigos que tem alguma ligação com osso não são legais. Esse é uma
caveira com asas de morcego. Bonehead voa ao avistar Kirby e faz um mergulho
bem para onde você está andando. Isso significa que ele sempre vai cair na
frente do Kirby, então quando ele vir, suge/ataque-o.

36. Squibby
-----------
Eu acho Squibby uma gracinha... Ele é transparente, tem uma mancha vermelha no
rosto e você só vê dois pontinhos pretinhos, os quais são os olhos. Embora ele
pareça bonzinho, não passe por cima dele porque ele vai emitir enormes chifres
da cabeça. Mas é difà­cil voar em cima dele se na maioria dos locais Squibby
está dentro d'água. Ele é um terror na fase 3 do planeta Aqua.

37. Bobo
--------
Ele é um foguinho que não fica parado. Ele corre para os lados sem parar. à‰ um
bom fornecedor do poder do fogo já que está em muitas fases. Mesmo estando
sempre em movimento, Bobo não é uma ameça. Seja rápido e salte por ele à  menos
que queira engolà­-lo.

38. Bo
------
Ele aparece muito no vulcão, apesar de que você possa vê-lo no planeta Rock. é
uma bolinha preta flututante com dois olhos brancos. Ele não tem poder e se
move pouco para te encostar. à‰ usado em algumas fases simplesmente para ser
jogado contra minichefes.

39. Punc
--------
Ele é pretinho, tem pés lsaranjas e usa um capacete com três espigas. Quando
Kirby se aproxima dele Punch protege todo o corpo com a espiga e rola como uma
bola de espiga para acertar o Kirby. à‰ um inimigo bem ofensivo, mas pelo menos
tem o poder do ferrão.

40. Mite
--------
O problema de se andar correndo na terra é que de vez emquanto um Mite pode
sair. Ele é laranja e é quadràºpide, tem o corpo redondo. Ele não te dá poder
algum, mas te dá tédio porque andar devagar não é legal, principalmente quando
se vai nas fazes simplesmente para passar dela e pegar os cartàµes de
informação do inimigo.

41. Sandman
-----------
Esse montinho de areia está poucas fases, mas nas que ele está ele será seu
obstáculo. Simplesmene sugue-o e cuspa-o. Você não pode segurá-lo com "R"
porque ele se desintegrará. E ele também não te dá poder algum. O que mais
posso falar sobre um inimigo tão inofensivo quanto esse?

42. Flopper
-----------
à‰ o peixe vermelho. Se ele estiver fora d'água você deveria usá-lo para cuspi-
lo em outros inimigos. Se você o suga dentro d'água, você deveria usá-lo para
acelerar o seu nado. Simplesmente sugue-o e segure-o com o botão "R".

43. Kapar
---------
Ele é verdinho, tem um chapéu amarelo, tem um bico e te salta cà­rculos de
espinho. à‰ como Sirkibble, pula e atira de acordo com o necessário para te
acertar. Você deveria derrotá-lo em vez de evitá-lo porque o pulo dele pode te
alcançar.

44. Maw
-------
Esse bicho azul, com uma boca pontuda, somente um olho, também te engole como
o Glom. Porém este é mais fácil de enganar porque ele não está na tela de
fundo. Maw também pode ser morto, e o melhor momento é quando ele sai da
guarda dele, que pode ser em cima ou embaixo.

45. Drop
--------
Ele cai da parede. à‰ uma água cilà­ndrica com um nàºcleo vermelho. Kirby não
pode segurá-lo com "R" porque ele vai se desintegrar, mas pode engolà­-lo
simplesmente para jogar em outro inimigo porque Drop não serve pra nada à  não
ser te chatear sendo um demorado obstáculo.

46. Pedo
--------
Para um inimigo te serve bomba, até que ele não é uma ameça. à‰ um mà­ssil verde
cujo ápice é amarelo. Outra coisa é que ele só é encontrado debaixo d'água,
onde bomba nem sempe é muito boa. Ele nunca está parado e não persegue o
Kirby. A trajetória dele é sempre reta.

47. Noo
-------
à‰ um fantasminha. Ele sai da parede e joga bolas para ferir o Kirby. Não há
como matá-lo então seja rápido quando um desse aparecer perto de você.

48. Tick
--------
Tick te dá o poder do ferrão se engolido. Se você está no mesmo andar ou
embaixo dele, Tick tem uma cara de bonzinho. Se você está num andar em cima
dele, Tick adquire uma cara da malvado e tentará de espetar com o grande
ferrão que ele tem na cabeça.

49. Caun
--------
Caun é formado por três pedras, a topo, e menor também, é o rosto dele. Caun
só sabe pular, e aparece muito. à‰ um inimigo fácil de derrotar, e ele te dá a
pedra. Se segurar Caun com "R" após engolà­-lo, ele pode ser jogado e atingir
muitos inimigos.

50. Pompey
----------
Pompey é uma rocha com um buraco no topo, e por ele sai muitas outras rochas
pegando fogo que podem ferir o Kirby. Pompey pode te ferir caso tente sugá-lo
porque as rochas acertam toda área ao redor dele. Mas mesmo assim, se precisar
de pedra você pode contar com ele.

51. Hack
--------
Um machado com pés. Ele corre em direção ao Kirby e dá o seu ataque. Nesse
instante em que ele ataca, Hack não pode ser derrotado por alguns ataques de
alcance. Ele é rápido e só não tenta te atacar se você estiver no ar. Se quer
pedra, Hack possui. Mas cuidado para não perder sua estrela quando a for jogar
nele.

52. Burnie
----------
à‰ um passaro amarelo que joga pedrinhas de fogo. Você o verá toda hora na fase
do vulcão e vai se chatear com ele, porque caso você esteja fazendo alguma
coisa ele virá e você terá que parar de fazer para atacá-lo. O bom dele é que
ele tem o poder do fogo.

53. Fishbone
------------
à‰ um peixe formado só de ossos. O rosto dele é atirado na sua direção quando
você aparece, então outro rosto surge e ele atira de novo. Fishbone realmente
incomoda, principalmente quando é debaixo d'água, onde o tiro dele é mais
forte que o nado do Kirby. Ele te dá o poder do bumerangue.

54. Frigis
----------
à‰ um pássaro azul que joga pedrinhas de gelo. Ele fará também um ataque aéreo.
Por isso é mais terrà­vel que o seu rival gêmeo, o Burnie. Frigis te dá o poder
do gelo, mas você não precisará muito deste poder nas fases que ele aparece.
Tome cuidado com este inimigo quando ele aparecer.

55. Sowyer
----------
à‰ uma serra elétrica, porém você só vê metade dela no chão quando ela está
fase porque a outra metade está debaixo da terra. Ela fica andando para a
direita e para a esquerda. Ela não é um perigo se você sabe que ela está ali.
Eu achava que ela te dava pedra, mas não é, é bumerangue.

56. Turbite
-----------
Ele é roxo, tem garras cinzas, e fica esperando o Kirby passar embaixo para
agarrá-lo e lhe soltar uma descarga elétrica. Este é o Turbite, um inimigo que
geralmente fica escondido em lugares altos. Enganá-lo é muito fácil, e se você
precisar do poder do choque não é problema se este inimigo está por perto.

57. Plugg
---------
à‰ uma tomada, com pés verdes. Ele anda, porém muito devagar. A forma de ataque
dele é eletrocutar o chão e ferir um bom espaço ao redor dele. Então se
encontrá-lo pule para acabar com ele ou passar direto. Plugg é rapido nessa
forma de ataque. Ele te dá o poder do choque.

58. Ghost Knight
----------------
Um fantasma azul, de um olho só, com um escudo é uma espada de cavaleiro. O
bom desse inimigo é que ele só te ataca se você chegar perto dele, isso porque
ele só fica parado. Ele te dá o poder de ferrão. Ghost Knight não é derrotado
por ataques de alcance. Ele se protegerá de qualquer estrela ou inimigo que
você jogar nele. Então se for fundir um poder, suge-o antes.

59. Zoos
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Um bichinho elétrico em cima de uma nuvem. Quando você o tira daquela nuvem,
ela some. Ele te fornece o poder do choque caso queira. Porém, se vai pular
para sugá-lo, tenha em mente que ele solta faà­scas elétricas e que elas podem
te acertar e cancelar o seu pulo. Algo tediante...

60. Kacti
---------
Um cacto verde de quatro pontas que só pula, pula, pula... à‰ um inimigo que
não te oferece ameça. Se precisar de pegar o poder do ferrão, sugiro que pegue
num inimigo tipo esse. Acho que já falei tudo sobre ele...

61. Rockn
---------
Este é um torpedo azul. Ele anda em linha reta, e pode te acertar se você
entrar na trajetória dele. Rock só aparece na fase da fábrica. Ele te dá o
poder a bomba, e não é difà­cil de ser sugado.

62. Chacha
----------
Ela tem uma saia, uma face feliz, e está sempre sacudindo dois chocalhos. Ela
é parada, e não vai te atacar. Mas você pode sugá-la por nada se quiser.
Chacha pode ser encontrada em algumas telas de mundo, mas nada você pode fazer
se ela estiver lá.

63. Galdo
---------
Um dragão vermelho com espigas nas costas. Ele fica com os olhos fechados e
parece ocioso. Porém quando ele os abre e solta a baforada de fogo. Galdo te
dá o poder de fogo e pode ser carregado te defendendo de todos os inimigos que
estiverem na sua frente.

64. Bumber
----------
Uma bolinha laranja, com dois enormes olhos, pés roxos e um guarda-chuva na
cabeça. Ele cai devagar, e quando atinge o chão ficará andando para frente e
para traz. Se você o tiver na sua cabeça você pode cair devagar.

65. Scarfy
----------
Ele é laranja e flutua. Quando Kirby dá ss costas para este inimigo você como
ele é feio, e vê que ele tentará te atacar. Então vire-se para ele de novo e
você verá que ele volta à  face de bonzinho. O que fazer? Derrote-o com o sopro
a menos que tenha um poder. Ele não pode ser sugado.

66. Nruf
--------
Ele parece um javali, porém sem presas. Ele corre velozmente e se atingir uma
parede ele muda de direção. Se ele te encosta ele não é destruido. Nruf é bem
rápido e te alcança se você não corre. Ele geralmente surge de repente da
tela, então pule quando o ver.

67. Emp
-------
à‰ um pingà¼im que quando vê o Kirby corre. Se quer matá-lo você deveria usar um
ataque longo, ou correr atrás dele se não tem nenhum. Emp possui o poder do
gelo. Bem lógico para um pingà¼im, não é?

68. Magoo
---------
à‰ uma bola preta com fogo em volta. Ele surge da lava, simplesmente para te
chatear. Ele te dá o poder do fogo, e aparece muito pouco no jogo. Você não
precisa matá-lo porque é muito mais fácil pular sobre ele e continuar o
caminho.

69. Yariko
----------
Este inimigo parece viver na selva. Ele geralmente está em lugar alto, e pula
para jogar sua lança no Kirby. Para derrotá-lo você deveria usar um ataque de
alcane ou cornometrar o seu pule. Ele é bem chato e seu tiro é certo quando
você está corrento sem evitá-lo.

70. Flutter
-----------
Uma borboleta com asas brancas de extremidades pretas. Ela só pode ser
encontrada na primeira fase do planeta Pop e na primeira do planeta Ripple.
Ela não te tira energia, e você não pode derrotá-la. Ela só fica voando.

71. Wall Shotzo
---------------
à‰ um canhão que fica na parede. Wall Shotzo não pode ser derrotado, e mesmo se
pudesse você não conseguiria porque este fica quase sempre na tela de fundo.
Ele tem uma pontaria boa, porém fácil de escapar. Nada que bons pulos não
façam.

72. Keke
--------
Uma bruxinha que voa em cima de uma vassoura. Ela tem um vestido preto, cabelo
branco e um laço preto no cabelo. Ela não é malvada porque não te ataca. Ela
sempre está na tela de fundo, e você pode vê-la em poucas fases. Uma delas é a
fase 4 do planeta Rock.

73. Sparky
----------
Ele parece uma gotinha verde com duas bolinhas amarelas na cabeça. Ele se
eltrocuta por alguns segundos, e quando isso acontece você não pode derrotá-lo
com ataques de alcance. Sparky não anda muito, mas vai em sua direção quando o
vê.

74. Ignus
---------
Ele é uma rocha, meio preta e marrom. Ele está debaixo d'água somente e está
lá para você encostar nele e se ferir. Simplesmente um obstáculo. Você pode
sugá-lo e cuspà­-lo, afinal, é só um obstáculo e não serve para nada.

75. Flora
---------
Ela desce vagarozamente no ar rodando. Quando ela chega no chão ela não faz
mais nada a não ser girar. Você pode segurá-la e descer como se estivesse
segurando o Bumper. Ela porém aparece muito menos.

76. Putt
--------
Putt está sempre no alto de morros porque ele empurra uma pedra pra cair na
sua direção. Ele parará qualquer um que gosta de fazer o Kirby usar ataques
combinados que não precisam de pulo. Depois que ele atirou a rocha Putt está
vulnerável a qualquer sugada.

77. Pteran
----------
Ele lembra muito um pterodáctilo. Ele é roxo e só tem asas. Petron é um
planador e sempre acertará a direção para encostar e ferir no Kirby. Pteran
pode ser segurado para você planar o Kirby. Bem divertido.

78. Mumbies
-----------
Ele é cinza e tem um grande olho vermelho. Ele parece ser metálico... Ele te
ataca tentando te encostar. Mumbies é bem chato, mas fique tranqà¼ilo porque
ele aparece bem pouco.

79. Pupa
--------
Ele tem o corpo listrado de vermelho e amaelo, e quando Kirby se aproxima ele
desce numa teia. Se você cortar a teia ele vai cair. Você pode soprar a teia
também. Simplesmente pule quando ele descer e você o derrotará sem problema.

80. Mopoo
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Uma bola de neve. Ele sempre sai do chão e vai para o teto. Mas pode acontecer
o contrário, ele ir do teto para o chão. Ele aparece de surpresa, você não
saberá onde ele está à  menos que tenha visitado a fase. Por isso vá atento na
fase da nuvem.

81. Zebon
---------
Eu não sei porque Zebon é considerado um inimigo. Ele é uma bolha verde com
uma cara feliz. Quando você o encosta Zebon te lança para lugares bem altos,
te ajudando, então.


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11. Destrancado Coisas

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Algumas coisas no jogo são liberadas após você fazer alguma tarefa. São as
coisas abaixo.

Verdadeiro Chefe
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Colete todos os Crystal Shards e finalize o jogo vencendo Miracle Matter de
novo. Você deve derrotá-lo após ter pego todos os Crystal Shards. Você verá
outra nova seqà¼encia. O Planeta Dark estará disponà­vel, e lá o verdadeiro
chefe do jogo, o Dark Matter.

Teste de Som
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Vencendo Miracle Matter, chefe do planeta Murmàºrio, você libera o teste de
som. à‰ um lugar onde você ouve as màºsicas e os demais sons do jogo. Você não
precisa de ter todos os Crystal Shards.


Boss Battles
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Vencendo o chefe final do jogo, o Dark Matter, você libera o menu "Boss
Battle" no seu game. Lá você luta com todos os chefe seguidamente, sem poder
restaurar sua energia e da forma tradicional: sem poder. Isso inclui todos os
chefes do jogo.


Dificuldade nos Mini-Games
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Simplesmente vença um nà­vel para liberar a dificuldade posterior. Vença no
nà­vel "Easy" para liberar o nà­vel "Normal". Vença no nà­vel "Normal" para
liberar o nà­vel "Hard".


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